Poeta Adail vence o II Concurso Literário

O funcionário público municipal aposentado, poeta e associado do clube, Adail Alencar Taveira, foi premiado no mês de novembro passado, com uma placa de ouro, por ter sido classificado em primeiro lugar no II Concurso Literário Internacional Justiça e Igualdade Social, evento este que foi promovido pela escritora e advogada Marise Andreatta e contou com o apoio do TJ/MS.

O concurso selecionou os três melhores textos que além da participação na Antologia Justiça e Igualdade Social – Edição 2015, também receberam Menção Honrosa.

O concurso teve o objetivo de selecionar textos que tivessem registrado o momento histórico da sociedade contemporânea: o ser humano, sua beleza, relacionamento e complexidade.

Confira abaixo a poesia vencedora, intitulada ‘Vencendo o Medo e a Opressão’:

Eu tenho medo da poesia ser vencida pela opressão, pela arrogância, falta de caráter e sensibilidade.

Eu tenho medo que a violência, gerado por insensatos e insensíveis, seja mais forte que a tolerância e a paz.

Eu tenho medo que a força dos canhões, soe nos cantos oferecendo desamor, e que na pureza das nossas emoções, seja relegada ao esquecimento a beleza da flor.

Eu tenho medo que a censura, disfarçada por atitudes cheias de hipocrisia, dizime cada restinho de ternura, e que não resplandeça no nosso caminho a alegria.

Eu tenho medo que pessoas guerreiras, percam a sua sensibilidade incontida, e que as suas atitudes altaneiras, sejam sufocadas pelas dores da vida.

Mas eu venço esse medo, porque sou mais forte que a tirania eu sou maior que esse medo assustador, porque a minha arma é a emoção.

Enquanto me oferecem guerra, eu ofereço o amor.

E os acordes da minha artilharia é a canção.

Por isso eu digo agora, abaixo as tiranias e as repressões.

Viva o grito sufocado que à justiça implora.

Viva a poesia que entrelaça nossas mãos.


Adail Alencar sócio do clube, poeta e escritor.