Livro sobre a contribuição do Clube Indaiá no Esporte e Lazer de MS será lançado dia 29

Na próxima quarta-feira (29) acontece no Clube Indaiá o lançamento do livro ‘Educação, Atividade Física e Lazer: vivências na contemporaneidade’, organizado pelo professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Manuel Pacheco Neto.

Norteado pelos eixos Educação, Atividade Física e Lazer, a obra agrega o esforço coletivo de quinze pesquisadores, propiciando abordagens que demonstram as mais diferentes vivências em curso, neste final da segunda década do século XXI.

Ao longo de dez capítulos, o livro contém discussões relevantes envolvendo a Educação Física em diferentes faixas de escolarização, a Atividade Física e suas relações com a qualidade de vida e o combate às drogas, o Esporte e o Lazer no âmbito clubista e a prevenção ao ganho de peso entre crianças e adolescentes.

O primeiro capítulo, intitulado ‘Clube Indaiá: uma história de contribuição ao Esporte e ao Lazer de Mato Grosso do Sul’, registra a grande contribuição do clube com o Esporte e o Lazer do Estado, desde a sua fundação, em 1967, até os dias atuais, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos. "Neste capítulo, foi feita uma recuperação histórica desde o ano de fundação do clube, focando nos anos mais recentes, mostrando a grande diversificação de atividades esportivas que foram desenvolvidas com os associados. Entre elas, destacamos o Campeoche, o Voleioche, o Biribol, entre outras", explicou.

Para escrever o capítulo, Manuel entrevistou alguns colaboradores do Departamento de Esportes do clube e realizou pesquisas em matérias de jornais impressos e online, bem como no site do clube e nas redes sociais.

O professor também destacou a responsabilidade social do clube. "Destaco de maneira muito clara a responsabilidade social que o Clube Indaiá vem desenvolvendo nos últimos tempos, por exemplo, com a realização do Festival Paraolímpico em 2018, altamente relevante para a sociedade e que atende pessoas deficientes. A iniciativa do atendimento à terceira idade também conota bem essa preocupação com a sociedade. Ainda, o Verão Indaiá & Grande FM, a Corrida da Primavera e tantas outras que o consolidam como um grande polo esportivo", disse.

Nos outros capítulos, a obra aborda os temas: ‘Atividade física e o uso de drogas na adolescência: considerações sobre a promoção da saúde’; ‘Atividade física e qualidade de vida’; ‘Conteúdos e objetivos da Educação Física escolar: diálogo com a prática’; ‘O Ensino Médio e a disciplina de Educação Física’; ‘Educação Física para jovens e adultos: desafios e perspectivas’; ‘Educação Física e saúde: análises no contexto escolar’; ‘A Busca de Alice ou Jogo de Faz de Conta na Educação Física infantil’; ‘A sensibilidade e a Educação Física: o corpo presente no mundo’ e; ‘Prevalência da obesidade e sobrepeso em escolares da cidade de Rio Branco – AC’.

Fruto de aproximadamente dois anos de pesquisa, o livro tem o prefácio escrito pelo ex-velejador e campeão olímpico Lars Grael, o que atribui um significado muito grande à obra, pois é um ícone nacional que preza muito pelo Esporte.

Não só acadêmicos e professores dos cursos de Educação Física são o público-alvo do lançamento, como também a sociedade em geral, principalmente aqueles que se interessam pelas atividades físicas como promotoras de uma melhor qualidade de vida.

"O Clube Indaiá foi primordial para a realização desta obra, sem o apoio do clube o livro não teria sido editado. Houve uma participação significativa dos professores do Departamento de Esportes, associados, bem como a Diretoria que abraçou a ideia e permitiu que todos os trabalhos em direção a construção e a materialização do livro fosse feita com tranquilidade".

Ângelo Ximenes, presidente do Clube Indaiá, enalteceu o trabalho e destacou a importância para o clube. "Este livro possui grande relevância tanto para a comunidade científica e profissionais da área de Educação Física, quanto para o Clube Indaiá, que agora possui um registro feito por pelo professor Manuel Pacheco Neto que comprova o protagonismo do clube e o papel imprescindível na história do Esporte e do Lazer do nosso Estado", disse.

O lançamento será às 19h no Espaço Imperial do Clube Indaiá. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do clube ou no telefone 3426 4777.

Assessoria de Imprensa


Professor Manoel Pacheco Neto, organizador do livro, e Ângelo Ximenes, presidente do Clube Indaiá com a obra. Foto: Gleiber Nascimento
Elaboração do livro levou cerca de dois anos e reuniu 15 pesquisadores de diversas universidades. Foto: Gleiber Nascimento