Indaiá cria “Sessentão” e leva futebol para a melhor idade
A atividade física oferece importantes benefícios à população da terceira idade, entre eles a prevenção e a diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros. Ainda, proporciona melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão e previne a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas.
Pensando em proporcionar uma maior qualidade de vida aos associados com 60 anos ou mais, o Departamento de Esportes criou o grupo "Sessentão", que iniciou com cerca de 25 membros e se reúne a cada 15 dias para a prática do esporte mais famoso do Brasil: o futebol.
A iniciativa de criar o grupo foi do assessor de esportes do clube, Hovanir da Riva Filho, o Vani, que constatou a necessidade de atender especificamente essa faixa etária, a partir da dificuldade de integrar esse público nos jogos dos demais, considerando as suas limitações físicas. "Há duas semanas organizamos o pessoal e fizemos o primeiro treino. A ideia era que o nosso encontro fosse mensal, mas tivemos muita adesão e os participantes pediram para que os jogos fossem pelo menos quinzenais", esclareceu.
Os participantes aprovam a iniciativa e reconhecem a melhoria da qualidade de vida que vão ter. "Têm associados acima de 60 anos que não tem a oportunidade de jogar futebol, por ter um ritmo diferente dos mais novos. A grande vantagem é a prática da atividade física e também, as confraternizações depois dos jogos, já que encontramos grandes amigos antigos e muitos deles nem vinham mais ao clube", disse Wilson Piacentine de 61 anos, que também é ex-presidente do Indaiá.
Outro associado assíduo é o Rubens Novais, de 72 anos. "Eu já jogo Biribol há uns cinco anos. Há seis fiz cirurgia do coração e tenho problema nos joelhos, assim, eu não podia jogar futebol com os outros grupos. Então a criação do Sessentão atendeu uma demanda não só minha, mas de dezenas de associados que necessitam de praticar esporte respeitando seus limites".
Já Claudomiro Cano Porcel, de 68 anos, destacou que o grupo resgata sócios que não tinham mais o hábito de frequentar o clube. "É uma oportunidade de trazer novamente os sócios que vão vem mais para o clube para praticar o esporte e socializar com os demais. Para mim, é a minha saúde que tem o compromisso com o grupo".
Zé Maria Luna, coordenador de Esportes, apontou as razões que levantam o departamento a criar o grupo. "A hipertrofia muscular e a força aumentada têm um impacto substancial nas atividades da vida diária e na atividade funcional do idoso, uma vez que os protege contra lesões. Também, a prática de exercícios produz efeitos protetores contra a evolução de doenças crônicas degenerativas, aumenta a expectativa de vida, e acima de tudo melhora o estado de saúde do indivíduo, por isso apoiamos a criação do Sessentão".
O grupo se reúne todas as terças-feiras, a partir das 20h, e o Departamento de Esportes convida todos os associados com 60 anos ou mais para participarem dos jogos.
Foto: Assessoria de Imprensa
