FestSol será domingo no Clube Indaiá
A 17ª edição da FestSol (Festa da Carne de Sol) acontecerá neste domingo (22), no Clube Indaiá. Tradicional em Dourados, o evento é uma realização do CTN (Centro de Tradições Nordestinas) e, além de boa música, têm comidas da região como baião de dois, carne de sol na moranga, farofa de cuscuz e sarapatel.
As festividades terão início às 11h, com muita descontração e ambiente totalmente familiar. O almoço será servido somente no local, das 11h30 às 14h, e depois o arrasta-pé continua até as 18h.
Três atrações musicais animarão o evento: Grupo Terra Seca, Trio Nordestino e Canta Nordeste, todas com repertórios especiais repletos de músicas típicas do cancioneiro nordestino, especialmente forró pé de serra.
Terra Seca é um grupo musical fundado há dezenove anos, que toca música regional brasileira, destacadamente ritmos de origem nordestina, que têm como gênero o forró, a saber: xote, baião, xaxado, arrastapé etc. Fundado na cidade de Dourados (MS), o grupo surgiu com o propósito de reinserir e cultivar, na região e em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, a música nordestina de raiz, adotando como estilo musical o chamado Forró Pé de Serra, proposta que mantém e que o mantém até hoje. Tem como principal fonte de inspiração os grandes expoentes do cancioneiro nordestino, iniciando pela figura maior de Luiz Gonzaga, passando por Dominguinhos, Trio Nordestino, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Nando Cordel, Gilberto Gil, Fagner e outros artistas que acabaram inserindo o forró no contexto maior da MPB.
Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró: Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo), que lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. O grupo ganhava então a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga. "Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 70, chegando a vender cerca de um milhão de discos. Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto – zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira como Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos e Alcione, entre outros.
CTN
O Centro de Tradições Nordestinas "Asa Branca" foi fundado em 5 de fevereiro de 1994 e sua nomenclatura homenageia a figura expoente de Luiz Gonzaga, O Rei do Baião, maior expressão da música nordestina de todos os tempos.
Ao longo de 23 anos de fundação, com o apoio da comunidade douradense, o CTN tem sido não apenas um referencial da cultura nordestina em Dourados e região, enriquecendo-a ao lado de outras entidades congêneres que formam sua diversidade, mas acima de tudo, vem atingindo o segundo mais importante dos seus objetivos estatutários, que é promover através da cultura, a integração e o congraçamento não apenas de nordestinos mas de todas as pessoas que vivem na nossa cidade e região, o que faz com que todo aquelas pessoas que têm origem na "Terrinha" sintam orgulho de ser nordestinas e viver em Dourados.
SERVIÇO
Os convites podem ser adquiridos por R$ 50,00 na Banca do Jaime, Água Doce Cachaçaria, Casa Nordestina, O Caldeirão, Celmiry Atelier, Maurão Materiais de Construção e Relojoaria Real.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 98403-4640, 99972-3890 e 99971-4640.

