Consultores da Energisa visitam o Clube Indaiá
De acordo com estudo da Abesco - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, no Brasil, cerca de 10% da energia gerada não é aproveitada.
Essa realidade é ainda mais preocupante numa época em que o custo da energia tende a subir, como reflexo da falta de chuva e aumento da demanda nas usinas termelétricas.
Diante desse fatos é fundamental que qualquer empresa aprimore as práticas que geram mais eficiência à gestão energética e dentro dessa metodologia, algumas, recomendadas por especialistas, são necessárias para alcançar esse objetivo. Dentre elas, envolver toda equipe de colaboradores na causa, modernizar os equipamentos, usar sistemas de controle e buscar apoio externo.
Pensando nisso, a Diretoria solicitou à concessionária de energia - Energisa, uma visita de seus consultores, para que estes identificassem alguns pontos que sugerem perda de energia, uso incorreto, etc, tudo isso para ajudar o clube a reduzir o consumo de energia elétrica.
A visita às dependências do clube ocorreu no último dia 21/10 quando os consultores visitaram todas as dependências do clube, juntamente com o assessor de patrimônio Eusébio Martins e o encarregado de manutenção Erico Almeida.
As principais orientações que podem corroborar para a redução do consumo são substituição de lâmpadas por outras com a tecnologia led que são mais econômicas, além da setorização de interruptores, manutenção da temperatura dos aparelhos de ar condicionado na casa dos 22 ou 23 graus, substituição de equipamentos da lavanderia por outros mais modernos, reforma dos capacitores de energia, substituição dos aparelhos de ar condicionado do salão dos presidentes por outros do modelo split que são mais modernos, instalação de sensor de presença ou fotossensor em todos os sanitários, reaperto e manutenção nos quadros de energia de seis em seis meses, estudos para instalação de aquecedor solar nos chuveiros, estudo para transformar o sistema de aquecimento das saunas, atualmente à energia para à gás, além de outras medidas que já estão sendo estudadas pela Diretoria e que se houver viabilidade, serão implementadas em breve, visando combater o desperdício de energia elétrica.
Fonte: Assessoria de Imprensa
