Com o Festival Paralímpico, Indaiá se torna referência na inclusão social

Ao sediar o Festival Paralímpico Nacional, quando recebeu grandes nomes do esporte Paralímpico de Dourados e região, o Clube Indaiá consolidou-se como referência na inclusão social, principalmente das Pessoas com Deficiência (PCD).

O festival foi realizado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação e Fundação de Esportes (Funed), com o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Anhanguera e do Clube Indaiá.

Cerca de 150 crianças e adolescentes atletas participaram do evento - sendo que 120 delas possuem algum tipo de deficiência, seja física, visual ou intelectual - praticando os esportes apresentados no festival.
O evento fez parte da comemoração do Dia do Paratleta e foi uma forma de experimentar e divulgar os esportes Paralímpicos nas modalidades de bocha adaptada, basquete sobre rodas e atletismo. Todas as atividades tiveram o apoio do Departamento de Esportes do clube.

Para a prefeita Délia Razuk, a apoio do Indaiá foi imprescindível para o evento. "O Indaiá foi fundamental para a realização do Festival Paralímpico, porque é o local apropriado. O clube abriu as portas para o Município receber os atletas no evento, que é a nível nacional. É muito importante para a cidade ter participado desse movimento, porque nós temos atletas de renome e estamos sendo reconhecidos como centro de treinamento de paratletismo", destacou.

Ainda segundo Délia Razuk, o Indaiá se encaixa no perfil de um clube que cumpre com a sua responsabilidade social e contribui para o desenvolvimento social da cidade. "O Indaiá prioriza o seu associado, como é o dever de qualquer clube, mas sem deixar de atender a área social, de fomentar a participação social da comunidade e é um dos maiores parceiros do Município".

Também reconheceu o trabalho realizado pelo clube. "Nós temos que valorizar, agradecer e engrandecer o trabalho que vem sendo feito pelo Clube Indaiá, que valoriza as ações sociais, abrindo seu espaço, apesar de ser fruto do trabalho dos seus associados e ser particular, recebendo eventos como esse".

Ângelo Ximenes, presidente do Clube Indaiá, comemora a grandiosidade do evento. "Para nós, é um orgulho muito grande receber o Festival Paralímpico e com isso mostrar nosso compromisso com a cidade. Receber esses atletas não só engrandece Dourados como destaca o clube no cenário nacional Paralímpico e ainda, motiva nossos sócios com tantos exemplos de superação. Sempre seremos parceiros de iniciativas como esta que beneficiam tanto os nossos associados quanto a sociedade douradense".

Durante o festival, os principais paratletas de Dourados foram homenageados pelas excelentes marcas e por integrarem seleções, competindo com diversos países pelo mundo. Receberam troféus o atleta Paulo Henrique, do salto em distância, Jonatan Ferreira da Silva, corredor dos 100, 200 e 400 metros livres, Joanne Corrêa, corredora dos 400, 800 e 1.500 metros – recordista nestes últimos dois –, Geovane Moreira, atleta de arremesso e corrida, Daiane Arévalo Benites, atleta de arremesso de peso, salto em distância e corrida de 100 metros. Além deles, o professor idealizador e batalhador da causa paralímpica em Dourados, Antônio Pietramale, também recebeu um troféu de agradecimento.

Estiveram presentes no Festival Paralímpico, além de inúmeros secretários da administração municipal, o vereador Junior Rodrigues, o comandante da Guarda Municipal, Silvio Reginaldo, o presidente do Clube Indaiá, Ângelo Ximenes, e acadêmicos das Faculdades Anhanguera e UFGD.

A realização do festival atendeu requisitos de acessibilidade no local do evento, segurança e a disponibilização de equipe de socorro médico, exigências do Comitê Paralímpico Nacional.

Dourados foi uma das 50 cidades brasileiras a realizarem o festival, reconhecida pela forte política de fomento e apoio ao esporte Paralímpico, que só é possível graças as parcerias firmadas.

Ouça o depoimento da prefeita Délia Razuk:


Clube Indaiá recebeu cerca de 150 crianças e adolescentes atletas durante o Festival Paralímpico Nacional. Foto: Gleiber Nascimento

noticias-eventoswebmasterComentário