Clube cancela a dependência de filhos maiores de 18 anos

Na última reforma estatutária, realizada em 30-7-2016, a Comissão de Reforma Estatutária propôs a criação de novas categorias a fim de atender os filhos de associados que estavam em processo de perda da dependência. Na época, a maioria dos associados presentes à Assembleia Geral foi contra a proposta de alteração, não restando, portanto, outra alternativa ao clube, a não ser cumprir com as exigências estatutárias.

Dessa forma, conforme publicado neste site no dia 8-5-2018, depois de vários anos sem o clube sujeitar-se a realizar as notificações anuais para exigir o cumprimento do disposto na alínea "e" do Artigo 23 do Estatuto Social, ou seja, de solicitar que os titulares comprovassem a dependência dos filhos maiores de 18 anos, eis que neste ano retomou essa iniciativa.

Assim, notificou os associados titulares, através de carta circular, para que estes cumprissem com o dispositivo estatutário, quais sejam, o Art. 23, alínea "e", § 1º e incisos combinado com o Art. 112 e parágrafos.

Após o envio da circular, dos mais de 400 associados notificados, apenas dez por cento (10%) comprovaram a dependência, seja com algum dos documentos previstos no § 1º do Art. 23 ou ainda através de declaração da faculdade ou universidade, comprovando que o filho é universitário.

Decorrido o prazo para apresentação das provas, a Diretoria baixou no último dia 24/7, a Portaria n.º 028/2017-2019, que cancela a condição de sócio dependente dos filhos maiores de 18 anos, por não terem comprovado, no prazo legal, essa exigência.

A secretaria do clube fez as anotações nas respectivas pastas e excluiu do cadastro e do sistema de controle de associados, as pessoas atingidas por esta portaria (veja lista dos nomes abaixo - arquivo anexo), ficando a portaria autorizada a recolher as Carteiras de Identidade Social daqueles que, eventualmente, comparecerem ao clube.

Por outro lado, aqueles que comprovarem a condição de dependente, poderão ser reincluídos.

Fonte: Assessoria de Imprensa (rgp)


Fachada da secretaria do clube. Foto de Vicenti Ferraz.